As doenças reumáticas são alterações do sistema musculoesquelético de causa não traumática. Existem mais de cem doenças reumáticas, cada qual com vários outros subtipos. Elas podem ser agudas, recorrentes ou crônicas e atingem pessoas de todas as idades porém a maior incidência se dá na idade adulta e na terceira idade, sendo as mulheres os principais alvos. Este blog foi criado a fim de trazer informações sobre as principais doenças reumáticas e inicialmente iremos abordar as seguintes alterações: Artrite Reumatóide, Fibromialgia, Gota, Osteoporose e Raquialgia.



O que é Osteoporose?

22:32 Posted In Edit This 0 Comments »
A osteoporose é uma doença esquelética sistêmica que se caracteriza pela perda progressiva da massa óssea que faz com que se desenvolva ossos ocos, porosos, finos, quebradiços e sensíveis, mais sujeitos a fraturas, sendo mais frequentes nos quadris e vértebras, na extremidade distal do rádio e no fêmur proximal. É um fenômeno que faz parte do processo normal de envelhecimento e acomete mais as mulheres por possuírem em torno de 30% menos massa óssea do que os homens.
Essa doença progride lentamente e na maioria das vezes os sintomas aparecem somente quando ocorrem algo mais grave como por exemplo uma fratura, que costuma ser espontânea ou seja, não relacionada a trauma, daí a importância de exames diagnósticos preventivos, pois a osteoporose pode passar despercebida até que tenha uma gravidade maior.

A diminuição da massa óssea é decorrente de vários fatores tais como:
* Ingestões inadequadas de cálcio (mineral essencial na formação e manutenção dos ossos) e vitamina D (que promove a absorção do cálcio;
* História familiar positiva;
* Menopausa;
* Baixa exposição solar;
* Déficit de hormônios gonadais;
* Atividade física diminuída (atividade física regular torna os ossos mais fortes);
* Fatores de estilo de vida tais como abuso do tabagismo e álcool;
* Efeitos de fármacos utilizados para o tratamento de diferentes quadros clínicos não relacionados;
* Raça (as pessoas da raça branca e a raça amarela são mais suscetível a desenvolver a doença do que as pessoas da raça negra).

Referências bibliográficas:
* CAMPOS, Shirly de. Medicina Avançada. Fisiopatologia da osteoporose. 2003. Disponível em: <http://www.drashirleydecampos.com.br/notiias/1780>. Acesso em: 25 maio 2010.
* MANUAL MERCK. Saúde para a Família. Distúrbios dos Ossos, das Articulações e dos Músculos. Osteoporose. Seção 5. Capítulo 47. Disponível em: <http://mmspf.msdonline.com.br/pacientes/manualmerck/secao05/cap047.html> . Acesso em: 25 maio 2010.
* MURTA. Genilda Ferreira (Org.). Saberes e Práticas: Guia para Ensino e Aprendizado de Enfermagem. 5ª Edição. Volume 2. São Caetano do Sul: Difusão, 2009.
* WIKIPÉDIA. A enciclopédia livre. Osteoporose. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/osteoporose> . Acesso em: 25 maio 2010.
Postado por: Vanessa Mendonça.

0 comentários: