As doenças reumáticas são alterações do sistema musculoesquelético de causa não traumática. Existem mais de cem doenças reumáticas, cada qual com vários outros subtipos. Elas podem ser agudas, recorrentes ou crônicas e atingem pessoas de todas as idades porém a maior incidência se dá na idade adulta e na terceira idade, sendo as mulheres os principais alvos. Este blog foi criado a fim de trazer informações sobre as principais doenças reumáticas e inicialmente iremos abordar as seguintes alterações: Artrite Reumatóide, Fibromialgia, Gota, Osteoporose e Raquialgia.



Tratamento da Osteoporose

14:20 Posted In Edit This 0 Comments »
Os medicamentos usados no tratamento não revertem a osteoporose, apenas evitam a progressão da doença. Eles estão indicados tanto para os casos de osteopenia quanto para osteoporose.
Os medicamentos mais usados são:
*Reposição de cálcio e vitamina D;
*Bifosfonatos (alendronato, risedronato, ácido zoledrônico):
inibem os osteoclastos e ativam os osteoblastos.
*Raloxifeno: É um modelador seletivo do receptor de estrogênio. É um medicamentos que age como se fosse estrogênio, mas não é.
*Estrogênios e reposição hormonal: Muito usado para tratar osteoporose até um passado recente, a reposição hormonal apesar de apresentar excelentes resultados traz consigo um aumento do risco de doenças cardiovasculares, trombosose e câncer de mama. Por isso, não é mais indicado como tratamento de primeira linha para osteoporose e só deve ser usado em casos selecionados.
*Teriparatide: É um análogo do PTH, hormônio produzido pela paratireóide e responsável pelo controle do cálcio e do fósforo nos ossos. É um dos medicamentos mais promissores no tratamento da osteoporose, sendo o único até o momento que parece reverter parte das lesões já existentes. Ainda não há estudos completos sobre o seu perfil de segurança à longo prazo e o seu uso ainda está limitados a no máximo 2 anos.

Também é importante mudanças nos hábitos de vida (abandono do cigarro, evitar excesso de babidas alcoólicas), exposição solar (20 a 30 minutos de sol por dia, entre 6h e 10h), e dar preferência a alimentos como leite e derivados, legumes, cereais, frutos secos e peixe.

Referência bibliográfica:
OSTEOPOROSE, sintomas e tratamento. [S.l[, [2009?]. Disponivel em: <www.mdsaude.com/2009/09/osteoporose.html>. Acesso em 10 junho 2010.
Postado por: Vanessa Mendonça.

0 comentários: