As doenças reumáticas são alterações do sistema musculoesquelético de causa não traumática. Existem mais de cem doenças reumáticas, cada qual com vários outros subtipos. Elas podem ser agudas, recorrentes ou crônicas e atingem pessoas de todas as idades porém a maior incidência se dá na idade adulta e na terceira idade, sendo as mulheres os principais alvos. Este blog foi criado a fim de trazer informações sobre as principais doenças reumáticas e inicialmente iremos abordar as seguintes alterações: Artrite Reumatóide, Fibromialgia, Gota, Osteoporose e Raquialgia.



O que é Artrite Reumatóide?

10:43 Posted In Edit This 0 Comments »
A artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica grave, debilitante, com localização variada mais comumente nas articulações sinoviais e tecidos periarticulares, que causa dores e deformidades progressivas e é considerada incurável atualmente.

A expectativa de vida pode ser reduzida tanto em homens como em mulheres com artrite reumatoide. Os pacientes com o tipo mais grave da doença apresentam as mais altas taxas de mortalidade; por essa razão, muitos reumatologistas estão desenvolvendo estratégias terapêuticas mais agressivas para essa doença.

É muito frequente, aproximadamente 10% das manifestações articulares são causadas pela artrite reumatoide. A origem da doença está relacionada com distúrbios emocionais ou ao sistema imunológico (autoimune).

Referência bibliográfica:
* MANUAL MERCK. Saúde para a Família. Distúrbios dos Ossos, das Articulações e dos Músculos. Osteoporose. Seção 5. Capítulo51. Disponível em:
<http://www.msdonline.com.br/pacientes/manual_merck/Paginas/manual_merck_article.aspx?FeedURL=http%3A//www.msdlatinamerica.com/pacientes/manual_merck/secao_05/cap_046.html>.

Postado por: Rodrigo Sales.

0 comentários: