As doenças reumáticas são alterações do sistema musculoesquelético de causa não traumática. Existem mais de cem doenças reumáticas, cada qual com vários outros subtipos. Elas podem ser agudas, recorrentes ou crônicas e atingem pessoas de todas as idades porém a maior incidência se dá na idade adulta e na terceira idade, sendo as mulheres os principais alvos. Este blog foi criado a fim de trazer informações sobre as principais doenças reumáticas e inicialmente iremos abordar as seguintes alterações: Artrite Reumatóide, Fibromialgia, Gota, Osteoporose e Raquialgia.



Assistência de Enfermagem ao Paciente com Osteoporose

19:23 Posted In Edit This 0 Comments »
Segundo Atkinson e Murray (apud Brandão; Santana e Castro, 2009) a promoção de saúde, a identificação das pessoas em risco e o reconhecimento de problemas associados à osteoporose formam a base para o cuidado.
Sem dúvidas nenhuma o enfermeiro deve primeiramente saber prestar orientações a população quanto às medidas preventivas para que a pessoa não apresente o quadro de osteoporose (acessar prevenção da osteoporose).
Quando a pessoa já apresenta um quadro de osteoporose é necessário que a enfermagem forneça assistência quanto à prevenção de fraturas através de medidas não-farmacológicas e medidas farmacológicas:

Medidas preventivas não-farmacológicas:
1 – Adequada nutrição: fornecer educação nutricional em relação a ingesta diária adequada de cálcio de 1.000mg ou mais (1.500mg, quando for mulher e não tiver sobre estrogênio). O cálcio pode ser obtido através dos produtos lácteos, vegetais, suplementos, etc. Deve-se também aconselhar sobre a necessidade de vitamina D, que pode ser conseguida através da exposição à luz solar, pois esta vitamina é necessária para a absorção de cálcio.
2 – Bons hábitos de vida: estimular os exercícios físicos, já que estes ajudam a manter a massa muscular. Vale ressaltar que antes da indicação do exercício físico, o idoso deve ser encaminhado à avaliação clínica e ECG, e também é importante orientar que durante os exercícios físicos o paciente deve ter a presença de um acompanhante como medida preventiva de fraturas.
3 – Controle do ambiente para prevenção de fraturas: orientar a importância de eliminar perigos potenciais (tapetes, soltos, escadas, ambientes cheios de móveis, brinquedos no chão, animais de estimação), as escadas devem ser iluminadas e com corrimão, barras de segurança no banheiro, calçados com adaptação apropriada, disposição de objetos de uso do idoso em local de fácil acesso.

Medidas preventivas farmacológicas:
1 – Orientar quanto à maneira correta de tomar os medicamentos: Os suplementos de cálcio devem ser tomados juntamente com as refeições devido apresentarem efeitos colaterais como sintomas gastrointestinais e distensão abdominal. Também se faz necessário a ingesta de líquido a fim de reduzir o risco de cálculos renais.
Referência Bibliográfica:
BRANDÃO, Laecy Corado; SANTANA, Tatiane Gomes; CASTRO, Jurema Batista de Souza. Assitência de Enfermagem ao Paciente Idoso com Osteoporose. [S.l], 2009. Disponível em: <http://www.webartigos.com/articles/25938/1/ASSISTENCIA-DE-ENFERMAGEM-AO-PACIENTE-IDOSO-COM-OSTEOPOROSE/pagina1.html>. Acesso em: 20 junho 2010.
Postado por: Vanessa Mendonça.

0 comentários: