As doenças reumáticas são alterações do sistema musculoesquelético de causa não traumática. Existem mais de cem doenças reumáticas, cada qual com vários outros subtipos. Elas podem ser agudas, recorrentes ou crônicas e atingem pessoas de todas as idades porém a maior incidência se dá na idade adulta e na terceira idade, sendo as mulheres os principais alvos. Este blog foi criado a fim de trazer informações sobre as principais doenças reumáticas e inicialmente iremos abordar as seguintes alterações: Artrite Reumatóide, Fibromialgia, Gota, Osteoporose e Raquialgia.



Diagnóstico da Artrite Reumatóide

10:50 Posted In Edit This 0 Comments »
O diagnóstico da artrite reumatóide é feito pelo médico por meio de uma consulta com uma história e exame físico completos, que incluem busca de sintomas de atividade da doença, avaliação do estado funcional atual evidências objetivas de inflamação articular, problemas mecânicos articulares, presença de comprometimento extra-articular e de lesão radiográfica.
O médico poderá solicitar exames complementares que incluem:
• Hemograma completo;
• Velocidade de hemossedimentação;
• Função renal;
• Enzimas hepáticas;
• Exame qualitativo de urina;
• Fator reumatóide;
• Análise do líquido intra-articular;
• Radiografia das articulações das mãos, dos pés e das demais articulações comprometidas.

Exames laboratoriais que os médicos especialistas solicitam habitualmente:

Velocidade de sedimentação (VS):

É um exame que mede a rapidez com que os glóbulos vermelhos descem num tubo de vidro com sangue durante uma hora. A VS é um indicador de inflamação e pode aumentar por diversas razões, entre elas a AR.

Proteína C reactiva (PCR):

Consiste na detecção de uma proteína do sangue que é produzida no fígado e que aumenta quando há inflamação importante, como na AR. Também pode aumentar em caso de infecções, enfarte, traumatismo e outras doenças reumatológicas.

Factor reumatóide (FR):

O FR é um auto-anticorpo (anticorpo dirigido contra o próprio organismo) que se identifica através de uma análise de sangue. Quando presente juntamente com os achados clínicos típicos, indica um possível diagnóstico de AR.

Referências Bibliográficas:
Moreland LW. Rheumatoid Arthritis. A Clinical Guide. Lippinott Willians & Willians 2006 - pag 6-16.

Vaz , Antonio Lopes. Artrite Reumatoide.2009 editora campus

TREINAMENTO DE FORÇA PARA OSTEOPOROSE,FRIBROMIALGIA, DIABETES TIPO2, ATRITE REUMATOIDE E ENVELHECIMENTO- 2 EDIÇÃO SANDOR BALSAMO E ROBERTO SIMÃO EDITORA PHORTE -2005

DRAUZIOVARELASITE http://www.drauziovarella.com.br/ExibirConteudo/5362/reumatismo-nos-idosos/pagina2/artrite-reumatoide

Postado por: Rodrigo Sales.

0 comentários: