As doenças reumáticas são alterações do sistema musculoesquelético de causa não traumática. Existem mais de cem doenças reumáticas, cada qual com vários outros subtipos. Elas podem ser agudas, recorrentes ou crônicas e atingem pessoas de todas as idades porém a maior incidência se dá na idade adulta e na terceira idade, sendo as mulheres os principais alvos. Este blog foi criado a fim de trazer informações sobre as principais doenças reumáticas e inicialmente iremos abordar as seguintes alterações: Artrite Reumatóide, Fibromialgia, Gota, Osteoporose e Raquialgia.



Fibromialgia

13:54 Posted In Edit This 0 Comments »
Uma condição dolorosa generalizada e crônica. É considerada uma sindrome porque engloba uma série de manifestações clínicas como dor, fadiga, indisposição, disturbios do sono. Antes não eram levadas muito a sério. os problemas emocionais eram considerados como fator determinante desse quadro ou então um diagnóstico de "fibrosite" era estabelecido. Acreditava-se que havia o envolvimento de um processo inflamatório muscular, daí a terminação "ite".

É uma forma de reumatismo associada á sensibilidade do indivíduo a um estímulo doloroso. O reumatismo pode ser justificado pelo fato de a fibromialgia envolver músculos, tendões e ligamentos. Não havendo deformidade física ou outra sequela. A fibromialgia pode prejudicar a qualidade de vida e o desempenho profissional, motivos que justificam que o paciente seja levado a sério. Não existem exames complementares que confirmem o diagnóstico. A experiência clínica do profissional que avalia o paciente com fibromialgia é fundamental para o sucesso do tratamento.

Muitos fatores podem favorecer as manifestações da fibromialgia, alguns deles como: doenças graves, traumas emocionais ou físicos e mudanças hormonais. Sendo, uma infecção, uma gripe ou acidente de carro, podem estimular o aparecimento dessa síndrome. Os sintomas podem provocar alterações no humor e diminuição da atividade física, o que agrava a dor...

Referências bibliográficas:

http://www.fibromialgia.com.br/novosite/index.php?modulo=pacientes_artigos&id_mat=9

Postado por: Stella Neves.

Sintomas da Fibromialgia

Os sintomas da fibromialgia são dor, fadiga e distúrbio do sono.
A dor é o principal fator que leva o paciente a procurar cuidados médicos. As queixas são expressas como: pontada, queimação, sensação de peso, dor no corpo todo, dificuldade de se locomover.

Causas

A causa e os mecanismos não estão perfeitamente esclarecidos. Não há evidência de que pode ser transmitida nem maior prevalência em familiares.
Diminuição de serotonina e outros neurotransmissores provocam maior sensibilidade aos estímulos dolorosos podendo diminuir o fluxo de sangue que ocorre nos músculos e tecidos superficiais encontrados na fibromialgia.

Tratamento
-Uso de analgésicos,
-Antidepressivos tricíclicos (principalmente amitriptilina e ciclobenzaprina)que agem sobre a serotonina no cérebro e têm efeito analgésico no sistema nervoso central.
entre outros como:Medicações para o sono.O Mexiletene, usado como antiarrítmico no controle da dor neuropática;

-O baclofen, que atua como antiespástico, usado para promover o relaxamento muscular
-A L-Dopa, usada para o tratamento da doença de Parkinson também pode ser usada no controle de eventos espásticos ocasionalmente presentes na fibromialgia.
-A S adenosil metionina, corresponde a um sal atua como antidepressivo, analgésico e antiinflamatório.

-O relaxamento físico e também mental ajudam na melhora da dor, estresse, depressão e distúrbios do sono.
-Manter hábitos saudáveis e regulares em termos de alimentação, lazer e sono.
-Exercícios físicos regulares melhoram o tônus muscular, melhoram a sensação de dor e os distúrbios do sono.São liberadas diversas substâncias durante exercícios de baixo impacto de alongamento e fortalecimento muscular, em especial as endorfinas (analgésicas) e somatostatina (promove o trofismo muscular).

A importância dos exercícios físicos para fibromialgia
Melhorar os sintomas de dor
-Melhorar a disposição
- Auxiliar no controle do peso
- Auxiliar no controle da ansiedade
- Aumenta a auto-estima
- Evitar contrações dolorosas de grupos musculares

Etapas do exercício físico:
Aquecimento:melhora a circulação sanguínea para os musculos e tendões.Adequando a frequência cardiaca e respiratória,assim auxiliando na resistência física para os exercícios diários
alongamento:promovem o equilíbrio,a coordenação motora,controle do peso,fortalecimento muscular.
Relaxamento:são alongamentos e exercícios para a respiração,para que o organismo volte ao normal.

Referências bibliográficas:http://www.fibromialgia.com.br/novosite/index.php?modulo=pacientes_artigos&id_mat=9
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?200

Postado por:Stella Neves

0 comentários: