As doenças reumáticas são alterações do sistema musculoesquelético de causa não traumática. Existem mais de cem doenças reumáticas, cada qual com vários outros subtipos. Elas podem ser agudas, recorrentes ou crônicas e atingem pessoas de todas as idades porém a maior incidência se dá na idade adulta e na terceira idade, sendo as mulheres os principais alvos. Este blog foi criado a fim de trazer informações sobre as principais doenças reumáticas e inicialmente iremos abordar as seguintes alterações: Artrite Reumatóide, Fibromialgia, Gota, Osteoporose e Raquialgia.



Como a Osteoporose se desenvolve?

20:05 Posted In Edit This 0 Comments »
O osso é uma estrutura viva, formada por proteínas e minerais, que passa constantemente por um processo de remodelamento isto é, constantemente há retirada de osso e formação de um novo osso, com isso o osso composto por células velhas é substituído por células novas. A osteoporose ocorre, geralmente, como resultado do processo normal de envelhecimento, quando o grau de destruição óssea aumenta e o de formação diminui, tornando-os porosos e quebradiços.
Os ossos normais são constituídos pela matriz óssea e por células sendo estas os osteócitos, os osteoblastos e os osteoclastos. O osso é, na verdade, formado principalmente por uma proteína chamada colágeno e pelo mineral do osso que contém cálcio.
Os dois tipos principais de células no osso são: os osteoclastos, que destroem o osso, e os osteoblastos, que produzem osso novo. Ambos têm origem na medula óssea. Quando envelhecemos, os osteoclastos ficam mais ativos e os osteoblastos menos, assim, uma quantidade maior de ossos é removida e uma quantidade menor é formada, havendo uma perda geral de massa óssea.
Tecido do Osso Esponjoso:

=> Tecido Normal:
a - No osso vivo, os espaços entre o material ósseo são preenchidos com medula.
b - Osso forte, rico em cálcio.

=> Tecido Osteoporótico:
c - Perda de massa óssea com inatividade dos osteblastos e maior atividade dos osteoclastos.
d - Material ósseo frágil e quebradiço.

Durante a infância e adolescência, os ossos crescem e se solidificam. Por volta dos 25 a 30 anos, a quantidade de osso no esqueleto atinge seu pico, o que é chamado de pico da massa óssea. Ainda não se compreende muito bem quais os fatores que determinam a quantidade de massa óssea, mas acredita-se que há uma grande influência genética, sendo ainda consideradas importantes a ingestão de cálcio e a realização de exercícios físicos.
Tanto para os homens quanto para as mulheres, a perda de massa óssea relacionada com a idade começa por volta dos 40 anos e continua pelo resto da vida. Em condições normais, perdemos cerca de 0,35 a 0,5% de massa óssea por ano a partir dessa idade. Na fase pós-menopausa algumas mulheres perdem até 4% da massa óssea ao ano.
Na osteoporose, a quantidade de osso, tanto do compacto quanto do esponjoso, diminui. Esse adelgaçamento reduz a resistência óssea e aumenta a possibilidade de fratura.
Referências bibliográficas:
* LINCX. Como a osteoporose se desenvolve. Disponível em: <http://www.lincx.com.br/lincx/saude_a_z/prevencao/des_osteoporose.asp>. Acesso em: 26 maio 2010.
* MURTA, Genilda Ferreira (Org.). Saberes e Práticas: Guia para Ensino e Aprendizado de Enfermagem. Osteoporose. 5ª Edição. Vol.2. São Caetano do Sul: Difusão, 2009.
* RAFAEL, Pedro (postador do blog). BIOQUÍMICA DO ENVELHECIMENTO. Osteoporose senil. 2009. Disponível em: <Acesse aqui este blog> . Acesso em: 01 junho 2010.
* WIKIPÉDIA. A Enciclopédia Livre. Osso. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Osso>. Acesso em: 01 junho 2010.
* WIKIPÉDIA. A Enciclopédia Livre. Osteoblasto. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Osteoblasto>. Acesso em: 01 junho 2010.
* WIKIPÉDIA. A Enciclopédia Livre. Osteoclasto. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Osteoclasto>. Acesso em: 01 junho 2010.
Postado por: Vanessa Mendonça.

0 comentários: