As doenças reumáticas são alterações do sistema musculoesquelético de causa não traumática. Existem mais de cem doenças reumáticas, cada qual com vários outros subtipos. Elas podem ser agudas, recorrentes ou crônicas e atingem pessoas de todas as idades porém a maior incidência se dá na idade adulta e na terceira idade, sendo as mulheres os principais alvos. Este blog foi criado a fim de trazer informações sobre as principais doenças reumáticas e inicialmente iremos abordar as seguintes alterações: Artrite Reumatóide, Fibromialgia, Gota, Osteoporose e Raquialgia.



Tipos de Osteoporose

16:07 Posted In Edit This 0 Comments »
Osteoporose pós menopáusica:

Na fase pós-menopausa algumas mulheres perdem até 4% de massa óssea ao ano. Isso acontece por causa da falta do estrogênio, o principal hormônio feminino que auxilia na regulação da incorporação do cálcio nos ossos das mulheres. Nem todas as mulheres apresentam o mesmo risco de apresentar a osteoporose pós-menopáusica, porém as mulheres da raça branca e da raça amarela apresentam maior propensão de apresentarem esse distúrbio se comparado as mulheres da raça negra.

Osteoporose senil:

O termo senil significa que o distúrbio afeta geralmente indivíduos idosos (com mais de 70 anos de idade). Acredita-se que ela aconteça em decorrência de uma deficiência de cálcio (relacionada com a idade) e de um desequilíbrio entre a velocidade de degradação do tecido ósseo e a velocidade de formação de um novo osso.

Osteoporose secundária:

A osteoporose secundária é menos freqüente do que as outras duas citadas. Pode ser decorrente de distúrbios como a insuficiência renal crônica e distúrbios hormonais (especialmente distúrbios da tireóide, da paratireóide ou das adrenais). Ela também pode ocorrer devido ao uso de drogas, como corticosteróides, barbitúricos, anticonvulsivantes e quantidades excessivas de hormônio tireoidiano. O consumo excessivo de bebidas alcoólicas e o tabagismo podem piorar o quadro.

Osteoporose juvenil idiopática:

A osteoporose juvenil idiopática é um tipo raro, cuja causa ainda não foi descoberta. Ela ocorre em crianças e adultos jovens que apresentam concentrações e funções hormonais normais e concentrações normais de vitaminas e que não apresentam qualquer razão óbvia para apresentar fragilidade óssea.

Referências bibliográficas:
* CAMPOS, Shirly de. Medicina Avançada. Fisiopatologia da osteoporose. 2003. Disponível em: <http://www.drashirleycampos.com.br/noticias/1780> . Acesso em: 25 maio 2010.
* MANUAL MERCK. Saúde para a Família. Distúrbios dos Ossos, das Articulações e dos Músculos. Osteoporose. Seção 5. Capítulo 47. Disponível em: <http://mmspf.msdonline.com.br/pacientes/manualmerck/secao05/cap047.html> . Acesso em: 25 maio 2010.
* MURTA. Genilda Ferreira (Org.). Saberes e Práticas: Guia para Ensino e Aprendizado de Enfermagem. 5ª Edição. Volume 2. São Caetano do Sul: Difusão, 2009.
* WIKIPÉDIA. A enciclopédia livre. Osteoporose. Disponível em: <http://wikipedia.org/wiki/Osteoporose> . Acesso em: 25 maio 2010.
Postado por: Vanessa Mendonça.

0 comentários: